Pesquisar

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entenda o Comércio Triangular

    1º.            Navios próprios, compravam melaço nas Antilhas e transformavam em rum.
    2º.            Trocavam o rum, por armas e tecidos, por pessoas escravazados na costa da Africa Ocidental.
    3º.            Em seguida, levaram os escravizados para serem vendidos nas fazendas das Antilhas e de lá voltaram com mais melaço de cana para transformar em rum.
Já as Colonias do Sul se desenvolveram com base na grande propriedade escravocrata, a plantion, onde se explorava um único produto (tabaco, algodão ou anil), destinado ao mercado externo. Os fazendeiros sulistas vendiam seus produtos para a Inglaterra e dela compravam quase tudo de que nacessitava. Aos poucos, os sulistas foram substituindo os servos brancos por pessoas escravizadas ouginárias da Africa Ocidental. Com isso, formou - se na região uma sociedada escravista e aristrocratica marcada por grande desigualdade.
Essas diferenças entre o Centro-Norte e o Sul refletiam – se no relacionamento dessas áreas com a metrópolis. Enquato o Centro – Norte foi se desemvolvendo com certa independência econômica e financeira, o Sul envoluiu mantendo estreita dependência da Inglaterra.
No aspecto político, as treze Colonias desenvolveram – se com grande autonomia. Cada colônia tinha sua assembléia, que era encarregada de elaborer leis, votar o orçamento e administrar o recolhimento dos impostos. Assim, desde cedo os colonos americanos desenvolveram hábitos e sentimos de autonomia em relação à metrópole Inglesa. A força política e econômica deles ajuda a compreender sua capacidade na luta contra a Inglaterra.

(Professor José Aparecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores